Domínio raiz e subdomínio - as diferenças

Em primeiro lugar, leia esta breve descrição de domínio.

Domínio raiz

Um domínio raiz é superior a um subdomínio e seu nome não pode ser dividido por um ponto.


1. Quando você cria um domínio em sua conta de gerenciamento de domínio (seu provedor de domínio deve criar essa conta para você), o sistema irá sugerir um nome sem um ponto.


Por exemplo, o nome pode ser algo como mydomain.com, mas não pode ser parecido com my.domain.com. O sistema do provedor de domínio bloquearia a possibilidade de criar tal domínio raiz.


Alguns dos provedores de domínios mais comuns são: GoDaddy, Hostgator, Hostinger, Registro.BR, entre outros.


Por que isso acontece?


O motivo é que um ponto separa um subdomínio (por exemplo, “my”) de um domínio raiz (a parte do nome que vai depois de um ponto “.domain.com”. Em outras palavras, um endereço my.domain.com é um subdomínio de domínio.com, o domínio raiz.

Subdomínios

2. Normalmente, você deve ser capaz de criar um número ilimitado de subdomínios em sua conta de gerenciamento de domínio. Isso significa que, para um domínio raiz domain.com, você pode criar vários subdomínios, por exemplo, my.domain.com, your.domain.com, our.domain.com e assim por diante. A criação de um subdomínio geralmente custa menos e não requer a criação de novas contas no provedor de domínio. Deve ser o suficiente apenas ter uma única conta onde você já tem um domínio raiz.


Se você não tiver certeza de como criar subdomínios, entre em contato com seu provedor de domínio.


3. Como você deve ter notado, nenhum dos exemplos acima começa com www. , porque, na verdade, www é um subdomínio adicionado a um domínio raiz. Na maioria dos casos, os servidores lidam com o subdomínio www automaticamente e considera-se que direciona para um domínio raiz. Portanto, não é necessário criar registros DNS para domínios como www.domain.com.

Redirecionamentos

4. Uma landing page pode ser redirecionada para domínios raiz e subdomínios. Mas por que isso importa? Veja o exemplo abaixo.


O Sr. X abriu uma confeitaria chamada “Sweet”. Ele comprou um domínio sweet.com e criou um site para sua empresa. Os clientes podem consultar o horário de funcionamento, a oferta e a localização da confeitaria. Mais tarde, o Sr. X decidiu organizar uma oferta especial para seus clientes.


Ele criou uma landing page contendo todas as informações necessárias sobre a oferta especial e, em seguida, redirecionou seu domínio sweet.com para esta landing page.


Como resultado, os clientes que acessaram sweet.com ou www.sweet.com só conseguiam ver a landing page da oferta especial, mas o site principal da confeitaria foi totalmente substituído. É por isso que o Sr. X deveria ter criado um subdomínio como ofertaespecial.sweet.com e publicado sua landing page nele. Desta forma, o site principal no domínio sweet.com ainda funcionaria normalmente e os clientes poderiam verificar as informações sobre a oferta especial nos subdomínios www.ofertaespecial.sweet.com ou ofertaespecial.sweet.com.

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