Integração com Google Analytics

Você pode integrar sua landing page com o Google Analytics adicionando gtag.js (tag global do site) como um javascript personalizado e, em seguida, definir metas de conversões que ajudam a analisar a eficiência da sua landing page.

Como integrar a landing page com o Google Analytics?

1. Faça login em sua conta do Google Analytics e vá para a guia Admin -> Tracking Info -> Tracking Code.

2. Copie sua tag global do site – gtag.js. Deve ser semelhante à apresentada abaixo.

3. Faça login na conta PageX e vá para a guia Landing Pages. Na lista de todas as landing pages, encontre aquela que deseja integrar com o GA e vá para o Dashboard -> Javascript codes.


4. Clique em Add script. Na nova janela, cole o código copiado anteriormente. Adicione o script na página principal e a página de conversão na posição head e salve as alterações. Você pode encontrar mais sobre como adicionar seu próprio Javascript aqui.


Se você implementou o código corretamente, o GA rastreará os dados em sua landing page imediatamente após adicioná-lo. Os dados completos aparecem nos relatórios do GA após cerca de 24 horas, enquanto os usuários ativos na landing page ficam visíveis na guia Real-time.


Você pode validar a implementação do código em sua landing page usando o Assistente de tags do Google.


Lembre-se de que adicionar a gtag é apenas a primeira etapa que permite integrar a landing page à sua conta GA. Se você deseja rastrear conversões ou outros eventos, leia mais.

Como rastrear a conversão na landing page (preenchendo o formulário) no Google Analytics?

Para rastrear a taxa de conversão na sua landing page (formulários corretamente preenchidos) no GA, você deve definir a meta de conversão apropriada no Google Analytics. Recomendamos rastrear as conversões na página de obrigado, para a qual o usuário é redirecionado assim que preencher o formulário corretamente.


1. Faça login em sua conta do Google Analytics e vá para a guia Admin -> Goals. Clique no botão + NEW GOAL para criar uma nova meta.

2. Na primeira etapa, Goal set-up (1), selecione uma meta personalizada e siga em frente. Na segunda etapa, Goal description (2), dê um nome à sua meta e selecione o tipo de destino (Destination) e vá para a última etapa.


3. Na última etapa, Goal details (3), selecione Begins with no menu suspenso. Se você usar a página de agradecimento padrão com o URL dinâmico (alterando o hash), insira o campo vazio como 'landingpage.mydomain.com/send?hash=' – apenas substitua nossa URL de exemplo pelo seu próprio endereço. Por fim, clique em Save (4).


NOTA: se você tiver sua própria página de obrigado personalizada, selecione Equal to no menu suspenso e cole a URL apropriada de sua página.

A partir de agora você pode acompanhar a conversão no GA.


Se você deseja acompanhar outros eventos, como clicar em um botão, consulte este manual.

Este artigo foi útil?

0 de 0 gostaram deste artigo