Testes A/B

Em nossa plataforma, os testes A/B permitem que você compare diferentes versões de landing pages e verifique quais trazem mais leads. Graças aos testes A/B, você pode otimizar sua landing page e aumentar a conversão.


Se você quiser saber mais sobre os testes A/B e como planejá-los, consulte nosso artigo Teste A/B passo a passo [guia completo].

Neste artigo você encontrará:

1. Como os testes A/B funcionam na plataforma PageX

I. Criação de variantes

II. Ações em variantes

III. Distribuição de tráfego

IV. Fim do teste e seleção da vencedora

V. Painel de gerenciamento e estatísticas de teste


2. Como realizar o teste A/B?

1. Como os testes A/B funcionam na plataforma PageX

Você encontrará a aba Test no Painel de uma determinada landing page.

I. Criação de variantes

A variante campeã/principal é marcada pelo ícone de estrela e, por padrão, é o ponto de partida para iniciar o teste. Você pode alterá-la antes, durante e depois do teste.

Você não pode excluir sua variante principal/campeã ou atribuir tráfego zero a ela. Para remover a variante principal, defina uma landing page diferente como a variante principal e, em seguida, exclua a variante principal anterior.


Para iniciar o teste, você deve acrescentar pelo menos uma variante adicional, mas nada impede que você teste mais de duas variantes.


Você pode adicionar variantes de duas maneiras:


  • copiar a variante principal atual;
  • copiar outra landing page criada anteriormente.

Esta ação não afeta a landing page original, com base na qual a nova variante é criada.


Você pode alterar o nome da variante. Clique em seu nome e insira o novo, a seguir clique em Save.


Durante o teste, você pode editar todas as variantes sem interromper o teste.


Cada variante tem o mesmo endereço de URL da variante principal.


Quer baixar variantes? Dê uma olhada aqui e siga as instruções para baixar e importar landing pages junto com variantes para testes A/B.

II. Ações em variantes

Você pode executar ações específicas em cada variante –você as encontrará no menu suspenso ao clicar em More no painel de gerenciamento de teste.


  • Preview - mostra uma pré-visualização.
  • Edit - abre a edição da variante. Durante o teste, você pode editar todas as variantes sem interromper o teste.
  • Set as the main variant - define a variante como a principal e a marca com o ícone de estrela.
  • Duplicate as a variant - copia a variante atual e cria uma nova.
  • Duplicate as new landing - cria uma nova landing page a partir de uma determinada variante, com estatísticas separadas e uma URL diferente. Essa opção é útil se você deseja publicar qualquer uma das variantes testadas como uma landing page separada.
  • Remove - remove a variante. Esta ação não está disponível para a variante principal.

Durante o teste, você só pode executar as ações Preview e Edit.

III. Distribuição de tráfego

Por padrão, a distribuição do tráfego é dividida igualmente entre todas as variantes.


Você pode especificar manualmente a distribuição de tráfego para cada variante. Para fazer isso, clique na caixa de porcentagem e insira o valor apropriado.

A distribuição do tráfego não significa segmentação percentual exata de usuários para variantes individuais, mas a probabilidade de carregar uma variante específica durante a visita de um novo usuário.


Por exemplo, uma divisão de 50% do tráfego entre duas variantes não significa que metade dos usuários irá para a variante 1 e a outra metade para a variante 2, mas que ambas as variantes têm 50% de chance de serem exibidas durante a visita de um novo usuário.


Recomendamos realizar testes A/B em tráfego intenso, quando você pode acumular várias centenas de conversões em cada uma das variantes testadas. No caso de tráfego baixo, os resultados do teste não serão confiáveis.

IV. Fim do teste e seleção da vencedora

Você pode determinar quando seu teste terminará. Escolha dentre as seguintes opções:


  • manually (manualmente) - você decide quando terminar o teste;
  • automatically after x visits (automaticamente após x visitas);
  • automatically after x conversions (automaticamente após x conversões);
  • automatically after x days (automaticamente após x dias).

Após o teste, você pode escolher manualmente a vencedora/campeã das variantes testadas. A nova campeã se torna automaticamente a variante principal e será a landing page exibida na URL fornecida quando o teste não estiver ativo.

V. Painel de gerenciamento e estatísticas de teste

Cada uma das variantes possui parâmetros específicos que você pode rastrear no painel de gerenciamento de teste. Para cada variante, temos:


  • Traffic - valor percentual que determina a probabilidade de exibição de uma determinada variante.
  • Visits - número de visitas únicas.
  • Leads - número de conversões; dependendo da meta de conversão que você definiu, isso pode ser preenchendo um formulário ou clicando em um botão.
  • CR (taxa de conversão) - um valor que indica a porcentagem de usuários convertidos.

Depois de concluir o teste e reiniciá-lo na mesma landing page, as estatísticas de cada variante são redefinidas.

2. Como realizar o teste A/B?

1. Vá para o Painel da landing page fornecida e navegue até a guia Test.


2. Adicione pelo menos uma variante adicional copiando a variante principal ou outra landing page. Depois de copiar a variante, você pode editá-la. Publique a variante quando terminar.


3. Especifique a distribuição de tráfego para cada variante - clique no campo com a porcentagem e insira o valor apropriado.


4. Escolha quando o teste terminará.


5. Clique em Start the test.

6. O teste terminará quando as condições que você especificou nas configurações forem atendidas ou quando você o encerrar manualmente.


Durante o teste, um pequeno ícone vermelho fica visível ao lado do nome da página.

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